
Cerâmica de Coqueiros é atração no Instituto Mauá
A tradicional cerâmica do distrito de Coqueiros, município de Maragogipe, Recôncavo Baiano, ganha exposição na Galeria Mestre Abdias, do Instituto Mauá, a partir da próxima quinta-feira (15). É a Sala do Artista Popular – SAP “A Céu Aberto: a louça de Coqueiros”, fruto de parceria entre o Ministério da Cultura, através do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e o Iphan, com o Mauá e o Ipac.
No acervo, a típica cerâmica utilitária de Coqueiros, entre panelas, tachos, fogareiros, travessas e frigideiras. São cerca de 500 peças, que resguardam uma técnica peculiar, de origem indígena, de queima da cerâmica a céu aberto – daí o título da exposição. Todas estarão à venda.
O coquetel de abertura será às 17h30, com apresentação do samba de roda “Filhos de Cadu” e a presença de artesãos convidados. A mostra fica em cartaz até 14 de outubro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Tradição – A produção cerâmica de Coqueiros remonta ao período colonial, passada de geração em geração pelas mãos dos antigos artesãos e preservada, até os dias de hoje, graças a ações de apoio e fomento; como do próprio Instituto Mauá, que atua na localidade há 40 anos, assegurando o escoamento da produção. “Promover o artesanato é investir em cultura e na geração de trabalho, já que, mais que um patrimônio imaterial, a atividade é fonte de renda para a comunidade” afirmou a diretora-geral do Instituto, Emília Almeida.
À frente da gestão do Mauá desde 2007, Emília já realizou outras cinco Salas do Artista Popular: Cocos, Rio de Contas, Rio Real, Maragogipinho e Irará. As exposições acontecem primeiro no Rio de Janeiro e, em seguida, desembarcam em Salvador. “A SAP tem grande importância no resgate e promoção do artesanato de raiz, além de abrir novos canais de comercialização. Trata-se de uma parceria, portanto, que agrega valor cultural e de mercado ao trabalho artesanal”, destacou Emília.
Serviço:
Abertura da Sala do Artista Popular – SAP “A Céu Aberto: a louça de Coqueiros”
Quinta-feira, 15 de setembro, às 17h30
Galeria Mestre Abdias – Instituto Mauá
Rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico
Visitação: 16/09 a 14/10
Segunda a sexta, das 9h às 17h30
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário